USP testa equipamento contra Mal de Parkinson e busca voluntários - Ecoo

USP testa equipamento contra Mal de Parkinson e busca voluntários

0 9

Um equipamento desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, tem sido usado para tratar pacientes com Mal de Parkinson. A tecnologia, que utiliza de um laser para fazer a sucção de músculos, demonstrou ser capaz de diminuir as dores musculares, a rigidez dos músculos e os tremores. Até agora, 10 pacientes já testaram e apresentaram melhoras.

O aparelho foi desenvolvido há algum tempo para procedimentos de estética e os resultados do experimento com o Mal de Parkinson surpreendeu os pesquisadores. E embora as células cerebrais que comandam a parte motora continuem causando danos, a tecnologia consegue dar um conforto ao paciente.

O trabalho científico foi publicado já no Journal of Alzheimer’s Disease & Parkinsonism. E agora, o Instituto de Física da USP (IFSC) busca voluntários para novos testes.

Os interessados devem se cadastrar na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), que funciona na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, através do telefone (16) 3509-1351.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença neurológica, que afeta os movimentos. Quem sofre com a doença enfrenta aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. Além disso, pode ter rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

Por razões que ainda são desconhecidas, o tremor pode variar durante o dia. Torna-se mais intenso quando a pessoa fica nervosa, mas pode desaparecer quando está completamente descontraída. O tremor é mais notado quando a pessoa segura com as mãos um objeto leve como um jornal. Durante o sono, os tremores desaparecem.

uma pessoa segurando a mão de outra mais velha

Crédito: LPETTET/istockAparelho mostra eficiência contra os sintomas do Mal de Parkinson



Fonte

Deixar uma resposta