para que serve e por que dói tanto? - Ecoo

para que serve e por que dói tanto?

0 7
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-8192361229001083", enable_page_level_ads: true });

As notícias sobre os avanços das potenciais vacinas contra o novo coronavírus causaram um alvoroço no Twitter, e o assunto ficou entre os mais comentados nesta terça-feira, 21. Muitas pessoas já estão imaginando que a aplicação do imunizante para uma doença tão grave quanto a covid-19 irá doer tanto quanto a Benzetacil.

É claro que uma coisa em nada tem a ver com a outra, mas vamos explicar aqui para que serve a Benzetacil e por que dói tanto sua aplicação.

Com o nome de benzilpenicilina benzatina, a Benzetacil é um antibiótico poderoso indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G. Ela é comumente usada para tratar amigdalite bacteriana, infecções respiratórias e de pele, sífilis, entre outras doenças.

A vantagem do uso de Benzetacil é que ela começa a fazer efeito de 15 a 30 minutos após a aplicação e a sua ação se prolonga por um período que vai de 1 a 4 semanas. Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de tomar medicação via oral.

benzetacil

Crédito: Amornrat Phuchom/istockBenzetacil causa dor, mas tem ação prolongada

Por outro lado, quem já tomou Benzetacil sabe que a injeção causa mais dor no local da picada que outras. Isso acontece porque sua aplicação é intramuscular, precisa atravessar o músculo, e por essa razão sua agulha precisa ser mais grossa.

Outra explicação é que o volume de remédio aplicado é maior do que o de outras injeções, ou seja, há muito mais líquido para incomodar as fibras musculares.

O que nem todo sabe, no entanto, é que existe uma forma de amenizar a dor da aplicação. Isso é feito com o uso de uma substância chamada xilocaína, um anestésico, que é diluído no antibiótico. Só que isso precisa ser indicado pelo médico, com uma receita apontando a forma de diluição.

Todo mundo pode tomar Benzetacil?

A resposta é não. A Benzetacil é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade às penicilinas. Caso elas tomem a injeção, podem apresentar reações como erupção cutânea, urticária, coceira, inchaço, febre, falta de ar, entre outras.

Mulheres grávidas, embora possam tomar, devem fazê-lo somente com a orientação médica.

Os efeitos colaterais da Benzetacil considerados comuns incluem dor de cabeça, diarreia, náusea, vômitos e aparecimento de “sapinho” na boca e genitais.



Fonte

Deixar uma resposta