Palestras gratuitas debatem prevenção ao suicídio e doenças mentais - Ecoo

Palestras gratuitas debatem prevenção ao suicídio e doenças mentais

0 7

No dia 06 de setembro, das 8h às 17h, o Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da USP, de São Paulo, realiza uma série de palestras gratuitas sobre saúde mental. O evento chamado IPq Portas Abertas 2019 coloca seus especialistas em contato direto com a população para conversar, esclarecer dúvidas e prestar informação correta sobre os transtornos psiquiátricos e formas de prevenção ao suicídio.

Durante todo o dia, 250 psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de saúde mental receberão o público em rodas de conversa para bate-papos com linguagem simples e com base científica. Serão mais de 200 assuntos abordados, como depressão, transtorno bipolar, dependência química, suicídio, psicose, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, esquizofrenia, Alzheimer, TOC, transtorno de personalidade, anorexia, entre outros.

profissionais durante palestra no Instituto de Psiquiatria

Crédito: divulgação/IPQIPQ vai receber palestras e mesas redondas durante um dia inteiro

O objetivo principal da ação é combater o estigma e o preconceito associados às doenças mentais, estimulando a população a procurar ajuda e tratamento.

Qualquer pessoa interessada pode assistir às palestras e participar das atividades, sendo necessário apenas realizar a inscrição pelo site ou por telefone, nos números (11) 2661-7288 e (11) 2661-6267.

Vale dizer que os profissionais não farão atendimento no local, apenas conduzirão as palestras informativas.

RISCO DE SUICÍDIO: PREVENÇÃO, COMO IDENTIFICAR E ONDE BUSCAR AJUDA 

sala com palestrante e ouvintes

Crédito: divulgação/IPq/HCFMUSPMais de 200 temas serão abordados durante o evento

Doenças mentais e suicídio

Os transtornos mentais representam 96,8% dos casos de morte por suicídio, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). E os números são alarmantes: anualmente cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil e um milhão, em todo o mundo.

Quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas

Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César

Telefones: (11) 2661-7288 e (11) 2661-6267



Fonte

Deixar uma resposta