Online, amanhã, às 10h: ABES estreia série de webinares sobre metodologia ACERTAR. Primeiro encontro será sobre gestão comercial e tecnologias de informação - Ecoo

Online, amanhã, às 10h: ABES estreia série de webinares sobre metodologia ACERTAR. Primeiro encontro será sobre gestão comercial e tecnologias de informação

0 5

Objetivo da iniciativa é debater a importância da aplicação da metodologia ACERTAR (Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento) para melhoria da capacidade de operação, planejamento e regulação, entre outros temas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES, por meio de suas Câmaras Temáticas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores, promoverá a partir desta quinta, 27 de agosto, às 10h, uma série de webinares sobre a metodologia ACERTAR – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento. As inscrições podem ser feitas neste link https://abes-dn.org.br/?p=35582

Ao todo, serão sete webinares realizados no programa ABES Conecta, com o objetivo de debater a importância da aplicação da metodologia ACERTAR (Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento) para melhoria da capacidade de operação, planejamento e regulação, entre outros temas. Os eventos serão norteados pela seguinte questão: Por que é importante ter esse processo para o prestador de serviço, para a regulação e demais stakeholders?

Contexto

A Portaria nº 719 publicada no Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 2018 institui a metodologia para auditoria e certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), relacionada aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Saiba mais https://www.acertarbrasil.com/)

Atualmente, as auditorias e as melhores práticas (MP) preconizadas pelo ACERTAR encontram-se em implantação no Brasil. Diversas agências reguladoras e prestadores de serviço estão em estágios de implementação distintos.

O período de 2019 – 2022 constitui uma fase inicial de aplicação da metodologia ACERTAR, que requer um apoio especial aos auditores e auditados de modo a alavancar esta metodologia que se verifica tão essencial no desenvolvimento do setor, na melhoria de capacidade de operação, planejamento, gestão, assim como em efetuar políticas e regulação.

Nesse sentido, uma série de webinars para debater o propósito dos temas auditados e as dificuldades práticas encontradas é extremamente oportuno.

Webinar 1

O primeiro encontro, nesta quinta (27), às 10h, reunirá especialistas para abordar a gestão comercial e tecnologias de informação.

Com moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa, o webinar terá como apresentadores:

Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES;

Carlos Motta Nunes, coordenador do GT Saneamento na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA;

Fernando Alfredo Rabelo Franco, presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação – ABAR; e

Luiz Antonio Pazos Moraes, coordenador geral de Gestão Integrada, Secretaria Nacional de Saneamento, Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ainda participação como debatedores: Samuel Alves Barbi Costa, gerente de Informações Econômicas da ARSAE-MG; e

Alexandre Rodrigues, superintendente de Auditoria da Sabesp Lauseani Santoni, especialista em políticas públicas e gestão governamental

ABES Conecta

O programa ABES Conecta já conta com mais de 90 mil visualizações e é responsável por disponibilizar conteúdos qualificados em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente.

Serviço

O quê: ABES Conecta – Série ACERTAR webinar1 “Gestão comercial e tecnologias de informação”

Quando: dia 27 de agosto (quinta-feira), às 10h

Onde: online

Evento gratuito

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

www.abes-dn.org.br

#Envolverde

apoie



Fonte

Deixar uma resposta