OMS descarta imunidade de rebanho contra o coronavírus - Ecoo

OMS descarta imunidade de rebanho contra o coronavírus

0 5
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-8192361229001083", enable_page_level_ads: true });

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta terça-feira, 18, em uma coletiva de imprensa, que o mundo não deve se apoiar na chamada imunidade de rebanho como um caminho viável para frear os casos do novo coronavírus.

A proposta chegou a ser defendida por governos para justificar a abertura das economias. O conceito “imunidade de rebanho” normalmente é usado para estabelecer qual é a parcela mínima da população que deve ser vacinada para que a disseminação de um vírus pare indiretamente.

Porém, na pandemia, ele foi usado para se referir a quantas pessoas deveriam ser infectadas para criar anticorpos e frear transmissão.

oms descarta imunidade de rebanho

Crédito: LewisTsePuiLung/istockMundo não está nem perto da imunidade de rebanho, diz OMS

Para a OMS, essa estratégia provocaria um elevado número de mortes, algo inaceitável para a entidade.  E mesmo que o conceito fosse aplicado nesse caso, a OMS afirma que o mundo está longe do nível de imunidade necessário para parar a transmissão e isso não deve ser visto como forma de solucionar a pandemia.

“Precisamos focar no que realmente podemos fazer para suprimir a transmissão e não viver na esperança de que a imunidade de rebanho seja nossa salvação. No momento, isso não é uma solução”, frisou Ryan.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Segundo a epidemiologista e chefe do departamento de doenças emergentes da entidade, Maria Van Kerkhove, os estudos mostram que  menos de 10% da população mundial tem evidências de anticorpos contra o vírus.  E mesmo entre os profissionais de saúde e pessoas mais expostas, essa taxa não passa de 20% ou 25%.

“Isso significa que a maioria da população mundial continua suscetível à infecção e que o vírus tem a oportunidade de circular”, afirmou Maria van Kerkhove.

oms descarta imunidade de rebanho

Crédito: Reprodução/TwitterMenos de 10% da população mundial tem anticorpos, diz OMS


Fonte

Deixar uma resposta