O SUS mostrou sua cara - Ecoo

O SUS mostrou sua cara

0 4

Por Gilberto Natalini* – 

Se somarmos a íntegra das verbas da saúde pública federal, estaduais e municipais e dividirmos pelo número de brasileiros, nós teremos no Brasil, R$ 3,83 por pessoa/ dia.

Assim, o SUS que há 30 anos faz promoção, prevenção, cura e reabilitação, dispõe de menos de R$ 4,00 por brasileiro/ dia, para fazer atenção à saúde do seu povo.

Dos 210 milhões de habitantes do Brasil, 160 milhões dependem exclusivamente do atendimento SUS. Os outros 50 milhões tem algum tipo de convênio médico. Mas muitos desses convênios, quando a doença é grave, acabam “exportando” o paciente para o SUS.

Assim, o nosso Sistema Único de Saúde é o grande plano de saúde do povo brasileiro. Já vi muita gente criticar o SUS. Alguns por má fé, por ser contra o atendimento público na saúde. Outros por desinformação, por não conhecer o imenso número de atendimentos feitos pelo SUS. Aqui vão alguns:

– 480 milhões de consultas/ano;

– Toda a vacinação nacional;

– 3,8 bilhões de exames e procedimentos médicos/ano;

– 4 milhões de partos/ano;

– Toda a vigilância sanitária do país.

O grande problema do SUS é não ter os recursos suficientes para trabalhar.

Nesse ano de pandemia, o SUS mostrou ao país a sua importância e a sua atuação. O que seria dos brasileiros se não fosse o SUS?

E o Brasil reconheceu!

Agora resta a esperança que o Brasil passe a oferecer ao SUS os recursos suficientes para atender de forma digna a população. Com eficiência e sem corrupção!

*Gilberto Natalini

Vereador por São Paulo, médico cirurgião, com um voluntariado médico.

Saiba mais

 

#Envolverde

apoie

O post O SUS mostrou sua cara apareceu primeiro em Agência Envolverde.



Fonte

Deixar uma resposta