Museu Catavento gera conhecimento sobre educação ambiental em novo espaço interativo sobre reciclagem - Ecoo

Museu Catavento gera conhecimento sobre educação ambiental em novo espaço interativo sobre reciclagem

0 10

Espaço traz oportunidade para professores programarem visitas monitoradas com o objetivo de introduzir a temática de forma interativa

A conscientização socioambiental é importante para construir novos hábitos no dia a dia e transformar a percepção sobre como é possível exercer a separação dos resíduos recicláveis. Pensando nisso, a Tetra Pak®, empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos, em parceria com o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugurou um espaço permanente que conversa de forma dinâmica sobre reciclagem.

A ideia da instalação que leva o nome Embalagens, resíduos e reciclagem é educar o público de um jeito descomplicado e divertido. Deste modo, também é uma oportunidade para professores programarem visitas monitoradas para introduzir, de forma interativa, a temática sobre o papel de cada um no caminho para um consumo cada vez mais consciente.

O espaço dispõe de diferentes interações –  hologramas que mostram o papel das embalagens no decorrer dos anos e no mundo moderno; um túnel que mostra a quantidade de resíduos que geramos com a provocação com a frase “Quando for jogar algo fora, lembre que o “fora” ainda é aqui dentro”; uma torre enorme acesa que vai apagando de acordo com respostas para as perguntas dispostas em sua base sobre atitudes sustentáveis; bem como uma mini fábrica recicladora, que mostra como ocorre a transformação das embalagens longa vida pós-consumo em novos produtos –. Não somente as crianças, mas toda a família consegue entender melhor o ciclo do consumo e do descarte adequado dos resíduos pós-consumo. “Essa é mais uma das formas da Tetra Pak auxiliar na sensibilização da sociedade para as questões socioambientais. Este espaço, em especial, está sendo muito positivo para o envolvimento das crianças que levam para casa o conhecimento e são multiplicadores dessa consciência coletiva”, conta Valéria Michel, diretora de Economia Circular da Tetra Pak para as Américas.

Localizado no corredor da Matéria, no piso superior do museu, é uma exposição fixa e aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Às terças, a entrada é gratuita.

Serviço

Embalagens, Resíduos e Reciclagem
Local:
 Museu Catavento –  corredor da Matéria, piso superior do museu.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Preço: R$ 10 e meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiências. (Gratuito às terças-feiras)

Faixa etária: Recomenda-se a visitação para crianças acima de 7 anos.
Endereço: Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP, 03003-060

Informações: (11) 3315-0051 e pelo www.cataventocultural.org.br

Informações sobre reciclagem: https://www.facebook.com/rotadareciclagem/

Conheça também a websérie Gente que Recicla

São sete episódios com personagens reais que têm papel essencial para cada etapa da reciclagem funcionar. Acesse: https://www.tetrapak.com/br/about/gentequerecicla

Acompanhe os canais oficias da Tetra Pak

YouTube: www.youtube.com/tetrapakbrasil

Facebook: www.facebook.com/tetrapakbrasil

LinkedIn:www.linkedin.com/company/tetra-pak/

 Mais informações sobre o Museu Catavento:

Site: www.cataventocultural.org.br

Facebook: www.facebook.com/cataventocultural

Instagramhttps://www.instagram.com/museucatavento

Twitter: @MCatavento

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 24.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

(#Envolverde)

 



Fonte

Deixar uma resposta