Mulher com vitiligo diz ter revertido manchas com dieta vegana - Ecoo

Mulher com vitiligo diz ter revertido manchas com dieta vegana

0 11

A norte-americana Jamila Davis, de 25 anos, alega ter revertido as manchas brancas em seu corpo causadas pelo vitiligo após adotar a dieta vegana há cerca de dois anos.

Segundo a estudante universitária, no primeiro ano sem consumir carne e qualquer ingrediente de origem animal, ela começou a perceber a cor retornando em partes de seu corpo.

montagem com duas fotos da mulher, na primeira com rosto com manchas, na segunda já sem manchas

Crédito: reprodução/Facebook Estudante diz que manchas do vitiligo diminuíram após dieta vegana

Jamila desenvolveu essa condição ainda criança. Aos oito anos de idade,  as manchas brancas começaram a se espalhar lentamente até cobrir todo seu corpo. “Cresci com isso e  nunca me incomodei. Eu realmente amava o fato de ser única, mas havia momentos em que as crianças olhavam e apontavam os dedos para mim”, relembra em entrevista ao Daily Mail.

mulher sentada no sofá já sem manchas

Crédito: reprodução/FacebookJamila já está sem consumir produtos de origem animal há dois anos

Veganismo e vitiligo

Embora não haja evidências científicas de que essa dieta possa prevenir ou tratar o vitiligo, a estudante diz que a nova alimentação fez muito bem para sua pele.

É claro que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais promove uma pele saudável e pode influenciar na pigmentação, porém, de acordo com a Sociedade de Vitiligo, ainda não é possível dizer que a comida é capaz de curar a doença.

Vitiligo

mãos com manchas de vitiligo

Crédito: vijaya_5712/istock Vitiligo causa manchas pelo corpo

Vitiligo é uma doença  que causa a perda gradativa da pigmentação da pele. Em pessoas com essa condição, os melanócitos morrem ou deixam de produzir melanina – o pigmento que garante a cor da pele.

Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo ataca as células do pigmento, confundindo-as com invasores estrangeiros.

Evidências médicas também sugerem que vitiligo possa estar relacionada à herança genética ou a fatores externos, como exposição excessiva ao sol, a situações de estresse a produtos químicos.

A condição afeta cerca de uma em cada 200 pessoas e cerca de 50% desenvolvem seus primeiros sintomas antes dos 20 anos, embora não esteja claro o motivo

Há um grande número de opções de tratamento para camuflar as manchas, restaurar a cor ou evitar que as manchas se espalhem ainda mais, incluindo cremes tópicos, fototerapia e até mesmo enxertos de pele.



Fonte

Deixar uma resposta