Mesmo na pandemia, você precisa viajar? Covid não é o único risco - Ecoo

Mesmo na pandemia, você precisa viajar? Covid não é o único risco

[ad_1]

Crédito: PixabayPreserve-se e cuide da saúde ao viajar com 10 dicas simples

Se, mesmo com a pandemia, você precisa viajar para fora do Brasil ou até mesmo sair de seu Estado, lembre-se que o novo coronavírus não é o único risco.

Os cuidados com seu corpo e sua mente variam conforme seu destino. Dicas práticas e informações podem ajudar nesse momento, evitando problemas. Veja abaixo algumas delas, incluindo recomendações do Ministério da Saúde:

1- Planeje-se

Organizar sua viagem pode lhe poupar muito estresse. Além disso, será possível prever eventuais dificuldades que possam aparecer. Lembre-se: a ideia é aproveitar ao máximo e não se desgastar além do inevitável, mesmo que sua viagem seja a negócios ou por motivo de força maior.

2- Procure um médico

De quatro a oito semanas antes de viajar, agende uma consulta e solicite ao profissional de saúde orientações para prevenir doenças e lesões. Faça exames e tome as vacinas necessárias.

3- Hidrate-se

Não importa para onde você vai: a hidratação sempre será sua grande aliada. Tome líquidos de forma constante –mas verifique sua procedência.

4- Use roupas apropriadas

Elas devem ser confortáveis e os calçados, preferencialmente fechados. Isso dará segurança e proteção contra torções, picadas de insetos e ataques de animais peçonhentos. Ao sol, evite a exposição direta entre 10h e 16h. Use chapéu ou boné, além de óculos escuros.

5- Cuide da pele

Utilize protetor solar com fator de proteção adequado, de acordo com o fabricante. Mesmo em destinos mais frios, os raios solares podem ser uma ameaça. Também não abra mão de repelentes, se houver mosquitos no local.

6- Olha a covid-19 aí!

Lave as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia, principalmente antes de comer e beber e depois de usar o transporte público ou lugares com grande concentração de pessoas. Álcool em gel também é indispensável na mochila.

7- Seja cuidadoso na alimentação

Consumir alimentos e bebidas saudáveis pode evitar transtornos estomacais e intestinais. Também se atente à higiene do comércio local. Procure evitar alimentos crus ou mal cozidos, principalmente frutos do mar. Comida embalada deve conter no rótulo a identificação do produtor e a data de validade. A preferência é por alimentos que não precisem de geladeira e não estraguem com o calor.

mulher evitando contato visual com homem dentro de um táxi

Crédito: @wagnerokasaki/iStockPreserve-se e cuide da saúde ao viajar com 10 dicas simples

8- Transporte-se com segurança

Em qualquer lugar, não se esqueça do cinto de segurança (que deve ser usado pelo motorista e por todos os passageiros), de capacete (no caso de motocicletas ou de outros veículos que pedem o equipamento) e da cadeirinha infantil (se houver crianças a bordo, é claro). Tome, também, prevenções contra o contágio ao viajar com acompanhante.

9- Tenha cautela com o uso de substâncias

Algumas substâncias cujo consumo é lícito em alguns locais é proibido em outros. Um exemplo é o tabaco, que, no Brasil, não pode ser usado em locais fechados de uso coletivo. Outros países podem proibir totalmente alguns costumes. Além disso, a exposição a medicamentos, drogas e produtos químicos pode causar intoxicação. Tenha cuidado especialmente com substâncias desconhecidas.

10- Deixe o celular de lado

Não se esqueça de relaxar sua mente. É melhor que algumas lembranças fiquem registradas na memória, e não no celular. Às vezes ficamos tão preocupados registrando e publicando nossos passeios nas redes sociais que acabamos não aproveitando o momento.

[ad_2]
Fonte

Leave a Reply