“Do antropoceno ao novoceno” Festival Internacional de Cidadania Digital recebe inscrições - Ecoo

“Do antropoceno ao novoceno” Festival Internacional de Cidadania Digital recebe inscrições

0 8

Evento propõe rede de atividades gratuitas e online para o mês de novembro

Estão abertas as inscrições para o I Festival Internacional de Cidadania Digital, que vai acontecer entre os dias 2 e 27 de novembro, exclusivamente online e gratuito, em torno do tema “Do antropoceno ao Novoceno”. O evento promovido pelo Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA-USP) e pela Plataforma para a Cidadania Digital (CIDIG) reunirá 30 docentes e pesquisadores de dez países diferentes, 50 exemplos de cidadania digital de diversos continentes e sete lançamentos de livros sobre a comunicação e a cidadania do terceiro milênio.

A rede de atividades propostas para o próximo mês de novembro inclui mesas redondas, palestras, rodas de conversa, apresentações de projetos de empresas, congresso acadêmico internacional multidisciplinar, exposição de arte e workshop de alfabetização digital. Durante a programação também serão lançados o Manifesto Internacional para a Cidadania Digital, assinado por pesquisadores em atuação em diversos países (Brasil, Itália, Canadá, Portugal, México e Estados Unidos), e a Plataforma Internacional para a Cidadania Digital.

Entre os professores e pesquisadores estrangeiros confirmados para pensar os novos formatos de cidadania estão: Pierre Lévy (Un. Ottawa – Canadá), Derrick de Kerckhove (Un. Toronto – Canadá), Cosimo Accoto (MIT Boston – EUA), Paolo Gerbaudo (King’s College London – Inglaterra), Selena Nemorin (University College London – Inglaterra), Enea Bianchi (National University of Ireland – Irlanda), Michel Maffesoli (Un. Paris V Sorbonne – França), Fabio La Rocca (Un. Montpellier – França), José Bragança de Miranda (Un. Nova de Lisboa – Portugal), Isabel Babo (Un. Lusófona do Porto – Portugal), Mariella Nocenzi (Un. La Sapienza de Roma – Itália), Mario Pireddu (Un. La Tuscia Viterbo – Itália), Silvia Surrenti (Un. Firenze – Itália), Alberto Sánchez Martínez (UAM – Xochimilco – México) e Massimo Di Felice (Un. São Paulo – Brasil).

Além da participação de experts de diversas áreas do conhecimento do mundo, o festival envolve outros 15 docentes e pesquisadores, de instituições acadêmicas de 10 estados do Brasil, na construção de uma plataforma para a formação à cidadania digital. A programação conta ainda com a exibição de séries exclusivas de vídeos em entrevistas (Códice, Paisagens Pós-urbanas, Green Data, Arte para Cidadania, WikiCidadania e Direito à Saúde Digital).

Ao todo sete obras, a exemplo de O mundo dado, de Cosimo Accoto, e A cidadania digital, de Massimo Di Felice, serão lançadas por meio de um diálogo com os autores. Os títulos fazem parte da nova Coleção Cidadania Digital, da Editora Paulus, que vai traduzir e publicar a principais obras mundiais e nacionais sobre o assunto.

Mais informações sobre a programação e as inscrições estão disponíveis na plataforma do evento: https://doity.com.br/i-festival-de-cidania-digital. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Sobre o Centro Internacional de Pesquisa Atopos
O ATOPOS (https://www.atopos.com.br/) é uma rede internacional de pesquisa formada por pesquisadores de diversas áreas que, em países distintos, investigam o impacto das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade atual.

Surgida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 2005, a rede tem como objetivo a produção de conhecimento transdisciplinar e inovador, assumindo os compromissos de formar pesquisadores, de produzir publicações e de estender e compartilhar os resultados das investigações por meio de um diálogo com os mais variados setores da sociedade.

O ATOPOS conta com pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação procedentes das áreas de Ciências Sociais, Comunicação, História, Arquitetura, Artes, Biologia, Filosofia, Física e Educação.

O festival está sendo divulgado no Facebook do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP (https://www.facebook.com/atopos.usp) e no Instagram do Atopos (https://www.instagram.com/atopos_usp/).

Núcleo de Comunicação Social do ATOPOS
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443 Prédio 3 – CRP, sala 01-A | CEP 05508-900
Cidade Universitária – São Paulo – SP
grupo.atopos@gmail.com | www.atopos.com.br | https://doity.com.br/i-festival-de-cidania-digital
www.facebook.com/atopos.usp | www.instagram.com/atopos_usp/

#Envolverde

apoie




Fonte

Deixar uma resposta