Bancos de sangue estão em estado crítico em São Paulo - Ecoo

Bancos de sangue estão em estado crítico em São Paulo

0 8

Os estoques de sangue da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do governo de São Paulo, estão em estado crítico. De acordo com a instituição, os tipos B-, B+, O+ e AB estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia. Já as bolsas de sangue A-, O- e A+ só conseguem atender à solicitação dos hospitais por apenas dois dias.

Se o estoque não for reposto, pode faltar sangue em mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana de São Paulo.

Acredita-se que as férias, o frio e a vacina contra o sarampo foram os fatores que provocaram um impacto negativo nas reservas nas últimas semanas.

bolsa de sangue

Crédito: toeytoey2530/istockOs tipos B-, B+, O+ e AB estão em estado de emergência

Quem pode doar?

Em geral, qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode fazer uma doação, mas é preciso se encaixar nos seguintes requisitos básicos:

» Estar em boas condições de saúde;
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
» Pesar no mínimo 50kg;
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);

braço de uma mulher com um algodão após doação de sangue

Crédito: goc/istockNo geral, para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse este link. Mais dúvidas podem ser esclarecidas através do número da Alô Pró-Sangue – 11 4573-7800.



Fonte

Deixar uma resposta