Anvisa aprova novo ensaio clínico de vacinas para covid-19 - Ecoo

Anvisa aprova novo ensaio clínico de vacinas para covid-19

0 11
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-8192361229001083", enable_page_level_ads: true });

A guerra contra o coronavírus segue a toda. Nesta terça (21), a Anvisa autorizou um novo ensaio clínico de vacinas para covid-19. Ele vai estudar dois tipos de vacina: um desenvolvido pela BioNTech e outro pela Pfizer.

A Anvisa autorizou testes com mais dois projetos de vacina

Crédito: IstockA Anvisa autorizou testes com mais dois projetos de vacina

Do total de 29 mil voluntários que vão testar essas vacinas no mundo, 5.000 serão do Brasil, nos Estados de São Paulo e da Bahia.

Para aprovar o novo ensaio clínico de vacinas para covid-19, a Anvisa analisou as etapas anteriores do desenvolvimento desses produtos. Elas incluem estudos não clínicos, in vitro, e em animais.

Além disso, se reuniu com as equipes da Pfizer e da BioNTech para alinhar os requisitos técnicos para a realização dos testes.

Etapas de testes de vacinas para covid-19

O Brasil entra no estágio 3 dos estudos clínicos dessas vacinas, que são os realizados em seres humanos.

Nessa etapa, são avaliados aspectos como a segurança da vacina e seu potencial de provocar respostas imunes do organismo, além da posologia e do modo de administração.

Também é verificado se a vacina é capaz de proteger os indivíduos com um mínimo de reações adversas.

As vacinas em estudo são baseadas em RNA (ácido ribonucleico). O RNA é traduzido pelo organismo humano em proteínas que irão induzir uma resposta imunológica.

O início dos testes em seres humanos ainda depende da aprovação do Conep, órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas, e da organização do recrutamento de voluntários, que é de responsabilidade dos pesquisadores.

LEIA TAMBÉM:


Fonte

Deixar uma resposta