Alta temperatura desintegra última plataforma de gelo Ártico no Canadá - Ecoo

Alta temperatura desintegra última plataforma de gelo Ártico no Canadá

0 5

ODS 14por ClimaInfo –

A última plataforma de gelo totalmente intacta do Ártico canadense entrou em colapso e perdeu mais de 40% de sua área em apenas dois dias no final de julho. O fato foi confirmado na semana passada por cientistas do governo do Canadá, que apontam para a alta temperatura, os ventos oceânicos e o mar aberto e descongelado em frente à plataforma como fatores que contribuíram para o colapso.

Segundo a Reuters, o verão no Ártico canadense tem sido marcado por temperaturas cerca de 5oC acima da média observada nos últimos trinta anos. O calor intensificou o derretimento das calotas polares menores, o que expôs os corpos de gelo maiores e acelerou o processo de degelo da plataforma de gelo Milne, localizada na orla da ilha Ellesmere.

Em tempo: O Carbon Brief destacou os resultados de um estudo que, pela 1ª vez, conseguiu associar um evento extremo de perda de geleira à mudança do clima antropogênica. O estudo descobriu que o desaparecimento de geleiras nas montanhas dos Alpes do Sul, localizadas na Nova Zelândia, em 2018, tornou-se pelo menos 10 vezes mais provável por causa das alterações climáticas causadas pelos seres humanos.

#Envolverde

apoie



Fonte

Deixar uma resposta