ABGD disponibiliza guia de políticas públicas para Amazônia Legal - Ecoo

ABGD disponibiliza guia de políticas públicas para Amazônia Legal

0 7

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) acaba de lançar o guia “Políticas públicas em geração distribuída: desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”. O documento reúne informações e sugestões de políticas públicas para fomentar a geração renovável de energia elétrica, que podem ser aplicadas na região Norte e contribuir para a descarbonização da matriz elétrica.

“A Amazônia, bioma tão importante para a biodiversidade do planeta, sofre não só com episódios de incêndios, mas também com a poluição provocada pela geração térmica à óleo diesel e gás natural, além de milhares de pequenos geradores a gasolina”, destaca Carlos Evangelista, presidente da ABGD. A região possui muitas comunidades isoladas, alimentadas por térmicas que, além de poluentes, possuem alto custo de geração por conta da logística difícil de aquisição do combustível. A conta dessa geração é dividida entre todos os consumidores do Brasil, por meio da Conta de Consumo de Combustível (CCC), inserida dentro da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) na conta de luz.

A geração térmica com combustível fóssil está longe de ser a única alternativa para a região, que possui alta incidência de luz solar, com localização privilegiada para desenvolver projetos de geração fotovoltaica. Além disso, a agricultura regional pode fornecer biomassa e biogás para geração distribuída em usinas de reduzido impacto ambiental. “A região é rica em oportunidades e recursos, mas precisa de iniciativas que potencializem as fontes renováveis”, comenta.

Evangelista também destaca que os projetos de geração distribuída são uma ferramenta de inserção social e geração de emprego. “Pensando em todos esses benefícios, mapeamos as políticas públicas bem-sucedidas para servir de exemplo e inspiração e reunimos as principais informações sobre a região, obtendo um material rico que será referência aos gestores públicos e líderes da região.”, relata.

O público alvo do guia são os agentes públicos, prefeitos, vereadores, gestores e diversos líderes da região que possam desenvolver e aplicar algumas das políticas possíveis para desenvolver a região. Mas o guia está disponível gratuitamente para todos, no site da ABGD.

Sobre a ABGD:

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 900 associados, entre eles provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes tamanhos e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. Foi fundada em 2015 para dar legitimidade às demandas de empresas dedicadas à micro e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis. A ABGD representa e defende os interesses de seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores, agentes do setor, e mais do que isso, trabalha na difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, segurança jurídica, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo a ele.

Imagem de destaque Dieny Portinanni

#Envolverde

 



Fonte

Deixar uma resposta